RSS


Livro Biodiversidade Tropical aborda importância da biodiversidade e os efeitos desastrosos da atividade humana

A evolução da vida na Terra sempre fascinou o homem. Para entendê-la, enfrenta-se um duplo desafio. De um lado, o conceito de biodiversidade vai além do número de espécies de um lugar, envolvendo também a diversidade genética, de relações e de formas de vida. De outro, abarca não só o presente, mas também o passado. Em Biodiversidade Tropical, lançamento da Editora Unesp, Marcio Martins e Paulo Tadeo Sano convidam o leitor a mergulhar nessa história da qual todos nós somos participantes: a vida na Terra.

Apesar da relevância do tema, foi apenas no início do século XX que a degradação ambiental e a ameaça de extinção de algumas espécies começaram a despertar uma preocupação global. No entanto, um interesse mais profundo emergiu na década de 1970. Governos e sociedade civil (representados principalmente por ONGs) atentaram para a importância da biodiversidade e os efeitos desastrosos das atividades humanas.

Para dar conta deste tema amplo, os dois autores percorrem alguns momentos marcantes na história, como as grandes navegações e a descoberta de um número incontável de novas espécies de plantas e animais, discutindo aspectos que auxiliam na compreensão do tema. E trabalham questões como: Para que serve a biodiversidade? De que forma podemos preservá-la? Como ela deve ser classificada? Quais as diferenças existentes? Além de esclarecer essas e outras questões vitais relativas à biodiversidade, a obra promove a reflexão e o debate sobre sua importância e a necessidade de uma mudança individual e coletiva.

O título faz parte da Coleção Paradidáticos, lançada pela Editora Unesp com o objetivo de tornar acessíveis para um amplo público obras sobre ciência e cultura, produzidas por destacados pesquisadores do meio acadêmico brasileiro.

Sobre os autores – Marcio Martins é graduado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor titular do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). Paulo Tadeo Sano é biólogo pela Universidade de São Paulo, obteve seus títulos de mestre e de doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela mesma instituição, realizando, em seguida pós-doutorado no Royal Botanical Gardens, Kew. É professor do Departamento de Botânica da USP, onde atua e orienta na pós-graduação em duas linhas de pesquisa: Sistemática de Fanerógamas e Ensino de Ciências, em particular Botânica e Educação Ambiental.

Título: Biodiversidade Tropical

Autores: Marcio Martins e Paulo Tadeo Sano

Número de Páginas: 130

Formato: 12 x 21 cm

Preço: R$ 15,00

ISBN: 978-85-7139-717-0

Coleção: Paradidáticos

Veja outras informações em: